Portes Grátis a partir de 39,90€

A importância da deteção dos problemas oculares na infância

    A visão é fundamental no desenvolvimento da comunicação e interação infantil, por funcionar como estímulo motivador para a sua implementação. O olho cresce e desenvolve-se em resposta aos estímulos visuais desde o nascimento até aos primeiros 12 anos de vida. Essa evolução do sistema visual por ação desses estímulos é essencial, e a privação de um estímulo visual correto pode mesmo levar a uma regressão, levando em casos severos à ambliopia . Apesar de grave, pode ser facilmente revertida se a sua deteção for precoce. Daí a importância da realização de rastreios visuais até aos 7-8 anos, para evitar perturbações no desempenho das atividades diárias e escolares. O que pode levar a um incorreto desenvolvimento cognitivo, escolar e sócio-afetivo. Uma vez que a visão é fundamental no processo de aprendizagem e socialização, já que aproximadamente 85% da aprendizagem ocorre através da visão.

    A Organização Mundial de saúde (OMS) estima que 7,5 milhões de crianças em idade escolar possuem algum tipo de deficiência/alteração visual. Contudo, apenas 25% destes 7,5 milhões apresentam sintomatologia. O que significa que a deteção/sinalização dos restantes 75% requer de uma correta implementação de rastreio visual, com testes específicos e adaptados à faixa etária para identificar o problema.

Bibliografia:

Zanoni L Z, Biberg-Salum T G, Espíndola Y D, Carlos Cônsolo C E Z. Prevalência da baixa acuidade visual em alunos do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública. Revista da AMRIGS, Porto Alegre. 2010 jan-mar; 54(1): 19-24.

Consulte as nossas lojas de Ermesinde , Lordelo e Gandra.

Partilhar