Teste da acuidade visual com buraco estenopeico
Em consultório por vezes realiza-se o teste da acuidade visual com buraco estenopeico. Quando um paciente apresenta uma redução da visão e pretendemos fazer a distinção entre uma baixa de visão relacionada a um erro refrativo, que pode ser corrigido com lentes de óculos, ou uma baixa acuidade visual resultado de uma patologia com manifestações oculares.
O teste é realizado monocularmente, utilizando um cartão ou oclusor com um, ou vários pequenos orifícios (o chamado buraco estenopeico) de cerca 0,5 mm.

O paciente segura o oclusor estenopeico diante do olho que se pretende avaliar e procura distinguir as letras no optotipo através do orifício, sem usar correção oftálmica, enquanto o outro olho permanece ocluído. Se a visão através do buraco estenopeico melhorar, significa que estamos perante um erro refrativo e então, pode ser corrigido com óculos ou lentes de contacto, caso contrário provavelmente a baixa de visão não pode ser corrigida desta maneira.
Porque vemos melhor através deste orifício estenopeico
O nome estenopeico provem do grego ‘steno’ que significa estreito e ‘ope’ que significa abertura. Consiste em deixar entrar no olho apenas os raios de luz que chegam perpendiculares à retina, concentrado-os na região central. Nesta dita zona encontra-se a mácula, que permite uma acuidade visual máxima. Os orifícios diminuem desta forma amplitude dos defeitos de refração melhorando a nitidez.

Aplicações do “óculo” estenopeico
Este teste frequentemente utilizado por crianças, que por curiosidade e brincadeira constroem óculos de papel baseados neste principio. Contudo, não é raro encontrar esta solução em países onde a população é mais carenciada e o acesso aos cuidados de saúde visual são escassos. No dia dos direitos humanos é bom refletir que nem todos têm a capacidade de ter acesso a uns simples óculos que melhoram a sua capacidade de visão e com isso a capacidade de desempenhar tarefas essenciais do dia-a-dia.
Uma curiosidade para refletir:
Na China, a população rural, representa a maioria da população, cerca de 85%, concentra-se no campo e vive em condições económicas miseráveis e, onde o acesso a cuidados de saúde é escasso. Para agravar a situação, a população asiática tem uma prevalência de altas miopia muito superior à média mundial.
Então como resolvem de forma caseira a sua baixa acuidade visual? Não é raro encontrar elementos da população com máscaras caseiras de papel, com pequenos orifícios em frente aos olhos. Estes óculos caseiros, funcionam baseados no princípio do buraco estenopeico.