Portes Grátis a partir de 39,90€

Lentes Diárias vs Lentes Mensais. Qual a sua Pegada Ecológica?

Clinóptica - colocação de lentes

Uma das questões com que os utilizadores de lentes de contacto se deparam é qual o regime de substituição que melhor se adapta ao seu estilo de vida.  Ao longo dos anos fui acompanhando e aconselhando, tendo em consideração aspetos como, a frequência de utilização, a idade, os parâmetros refrativos e o investimento monetário. Hoje um dos aspetos que abordo com muita seriedade é a questão ecológica.


Mediante esta necessidade de consciência ecológica, usar 30 lentes diárias pode ser muito diferente de usar uma lente mensal. Sobretudo porque ao fim de um ano as diárias poderão representar um total de 730 (365×2) lentes, ao invés das 24 (12×2) de um regime mensal. Isto pode de uma forma simplista assumir que o resíduo do regime diário é 30x superior ao regime mensal, mas não é bem assim, já que o regime mensal requer a utilização se um sistema de manutenção associado, composto por soluções de limpeza e estojos de armazenamento.


Apesar das dimensões reduzidas de uma lente de contacto, feitas as contas um ano de uso de lentes diárias representa aproximadamente 1000gr de resíduos, enquanto o uso de lentes mensais 870 gr.

Parece uma diferença pequena, contudo das 870gr do regime de substituição mensal estão compreendidas as caixas de cartão e embalagens de plástico dos invólucros e das soluções de manutenção, resíduos para os quais existe já um ciclo de reciclagem e um eco-ponto adequado para a sua colocação.


Pelo contrário, o material constituinte da LC, não tem até ao momento um processo de reciclagem implementado e sendo um polímero, como qualquer plástico comum, acaba nos oceanos como microplástico, entrando na cadeia alimentar, este facto torna-se ainda mais preocupante se tivermos em consideração que recentes estudos vieram revelar que mais de 80% dos utilizadores descarta as suas lentes antigas diretamente na canalização.

Portanto, qual a melhor opção?

Não é uma escolha fácil, sobretudo se aos dados anteriores juntarmos o facto da pegada ecológica do uso de lentes de contacto representar apenas 0,5% dos resíduos diários gerados no dia-a-dia, como em tudo na vida todas as atitudes contam e é urgente implementar um processo específico de recolha e reciclagem das lentes de contacto, sejam elas diárias ou mensais, tal como sucede já noutros países.

Conheça as LENTES DE CONTACTO DE ALTA QUALIDADE DA CLINÓPTICA!


Partilhar